Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2009

HISTÓRIA

Escola, ontem e hoje !


Ontem: Imaculada Conceição




A afirmação da Imaculada Conceição de Maria pertence à fé cristã. É um dogma da Igreja que foi definido no século XIX, após longa história de reflexão e de amadurecimento.

Imaculada Conceição de Maria significa que ela foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. Nascendo, há dois mil anos atrás, na Palestina, pequeno país do Oriente Médio, Nossa Senhora teve como pais São Joaquim e Santa Ana. Ela foi concebida sem a mancha do pecado original.

A maternidade divina de Maria é base e origem de sua imaculada conceição. A razão de Maria ser preservada do pecado original reside em sua vocação: ser Mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus que assumiu nossa natureza humana.







Hoje:Cônego Olímpio Torres





Cônego Olimpio Torres, nasceu em 03 de setembro de 1909, em Cimbre distrito de Pesqueira PE, filho do segundo casamento de Jose Firmino Torres e Francisca Torres, e tinha como irmãos: Zacarias Torres, Firmino Torres, Celestino Torres, Amélia Torres e Manoel Torres, do primeiro casamento de seu pai com Rita Maria Torres, Abrasino Torres, Clarino Torres, Maria Torres, José Torres, João Torres e Antonio Torres, hoje todos falecidos.
Em sua infância estudou em colégio interno e quando descobriu a sua vocação sacerdotal, apoiado pelos familiares, foi estudar no seminário em Olinda PE.
Em 24 de outubro de 1935, ordenou-se padre e celebrou sua primeira missa em Cimbre, foi pároco em Sertânia, Afogados da Ingazeira, Pesqueira, Surubim e Recife, voltou para Pesqueira morou no Ginásio São José, onde também foi professor, regressando para Olinda morou no Lar Sacerdotal no qual ampliou a casa com uma grande reforma.
Como professor, ensinou a muitos homens desta terra como José Rabelo, Raminho Lima, José Caó, Pedro Torres e Adilson de Antonio Silvestre no seminário mas que não seguiram com a vocação sacerdotal.
Cônego tinha a boa vontade de ajudar as pessoas carentes com feiras, objetos e até mesmo dando-lhes moradia, era uma pessoa anti-comunista e muito querido pela sociedade e amigos como Caboclo Felipe, dona Tofinha, seu Benedito, Seu Chiquinho e Felipe.
Guardava sempre com preciosa recordação as palavras:"Acendendo o altar de Deus, enviei aos céus as mais ardentes preces por aqueles a quem devo amizade e gratidão.”
Em 1970, celebrando sua última missa sofreu um derrame celebral no altar na cidade de Olinda, aos 66 anos, morreu deixando somente as lembranças e o apreço que lhe tinha os familiares e amigos.



Hino da Escola Cônego Olímpio Torres

Letra e melodia: Salete de Menezes Torres


Desponta ao sol a clarear no horizonte
A brilhar, aquecer, refletir
Nossos corações de jovens estudantes
Na esperança de um novo porvir;

Nosso futuro se espelha no saber
Nosso presente, a nossa patria escolar
Como chama ardente de amor e elegria
Podemos nossos sonhos realizar;

Olímpio Torres, nosso patrono
Servo de Deus nos deixou uma lição
Amar a Deus, honrar a patria, a humanidade
É o caminho para chegar a perfeição;

A nossa escola é um farol
Que nos conduz pelas sendas do saber
Como o sol brilhará eternamente
Aquecendo e refletindo o nosso ser.

ESCOLA ESTADUAL CONEGO OLIMPIO TORRES
RUA JACINTO AMORIM, CENTRO, TUPARETAMA, PE
CEP: 56760000- Tel.: (87)38281122

4 comentários:

  1. Corrigindo o pequeno lapso em o:

    "Nosso presente, a nossa patria escolar"

    Deve-se apor acento agudo em "pátria".

    Dêus abençôe a todos!

    Pedro Torres

    ResponderExcluir
  2. Bem como nesta segunda estrofe:

    "Amar a Deus, honrar a patria, a humanidade"

    Acentua-se pátria com acento agudo por tratar-se de palavra proparoxítona.

    Pedro Torres

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog!

    Belíssima iniciativa e demonstração de interesse pelo conhecimento e pela pesquisa acerca do Patrono da Escola.

    É a pesquisa o fundamento do aprendizado, novamente, parabéns!

    Pedro Torres

    ResponderExcluir
  4. Lembro aos nobres estudantes que o Cônego Olímpio Tôrres, com acento, por ter sua família vinda da Espanha, refudiada política e aqui se estabelecida no distrito de Cimbres, em Pesqueira, era primo em primeiro grau de Josefa Nogueira Torres, Esposa do Primeiro prefeito nomeado da cidade durante a ditadura pelo então governador Cid Sampaio.

    Pesquisar é fundamental e fonte perene do aprendizado permanente.

    Felicidades!

    Pedro Tôrres

    ps -> Favor Corrigir a acentuação gráfica no hino do município, porque patria rima com paria.

    ResponderExcluir