Páginas

sábado, 24 de outubro de 2009

I Copa Dreams and Teams Tuparetama - Esporte se faz com educação





Iniciamos no último sábado, 17 de outubro, a 1ª Copa Dreams and Teams. O evento envolve nossa escola e escolas parceiras do município, entre elas a Escola Municipal Francisco Zeferino, a Francisco Chaves e a Padre Adelmo.

Participaram mais de 250 estudantes, de 3ª a 8ª séries do ensino fundamental, nas modalidades de futsal, handebol e netbol. A última modalidade adquirida da experiência na Inglaterra e que motivou a prática nas categorias pré-mirim e mírim.

A Copa acontece em três semanas. Todas as atividades são acompanhadas por todos os professores de cada série, tendo em vista o melhoramento dos comportamentos e atenção dos alunos participantes dos jogos. Quem não participa, ajuda os demais a conquistarem o título de turma mais disciplinada e concorrem a uma viagem a um parque aquático.

A 1ª Copa Dreams and Teams já tem grande repercussão e gera comentários positivos em todas as escolas envolvidas com as ações dos jovens líderes e alunos dos estudos de casos.

Fonte : Inspiração Internacional
Parceria que deu certo


Alunos e professores das escolas municipais de ensino infantil em Tuparetama estão maravilhados com as intervenções nas aulas de educação física dos alunos de 7ª e 8ª séries da escola Cônego, onde muitos fazem parte de nosso estudo de casos.

Nossos alunos já proporcionaram atividades recreativas para mais de 80 alunos do ensino infantil, oportunizando práticas esportivas para todos. Um trabalho muito positivo, pois os alunos se sentem mais confiantes e responsáveis quando na rua se encontram com os pequenos os chamando de "Tio!!!" e "Tia !!!" ...
Fonte : Inspiração Internacional

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sigam-me no TWITTER !









quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Jovens líderes promovem dia das crianças nas escolas de Tuparetema



Fantasiados de palhaços e com caras pintadas, nossos jovens líderes tomaram a iniciativa de promover o dia das crianças com mais felicidade, diversão e entretenimento. Durante toda manhã da sexta-feira, dia 9 de outubro, doaram seu entusiasmo e alegria para as crianças das creches e escolas do municipio.

Dia 15 de Outubro, parabéns a todos os professores (as)

Carta de Paulo Freire aos professores

“...É que não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende. Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende, de um lado, porque reconhece um conhecimento antes aprendido e, de outro, porque, observado a maneira como a curiosidade do aluno aprendiz trabalha para apreender o ensinando-se, sem o que não o aprende, o ensinante se ajuda a descobrir incertezas, acertos, equívocos.

O aprendizado do ensinante ao ensinar não se dá necessariamente através da retificação que o aprendiz lhe faça de erros cometidos. O aprendizado do ensinante ao ensinar se verifica à medida em que o ensinante, humilde, aberto, se ache permanentemente disponível a repensar o pensado, rever-se em suas posições; em que procura envolver-se com a curiosidade dos alunos e dos diferentes caminhos e veredas, que ela os faz percorrer. Alguns desses caminhos e algumas dessas veredas, que a curiosidade às vezes quase virgem dos alunos percorre, estão grávidas de sugestões, de perguntas que não foram percebidas antes pelo ensinante. Mas agora, ao ensinar, não como um burocrata da mente, mas reconstruindo os caminhos de sua curiosidade – razão por que seu corpo consciente, sensível, emocionado, se abre às adivinhações dos alunos, à sua ingenuidade e à sua criatividade – o ensinante que assim atua tem, no seu ensinar, um momento rico de seu aprender. O ensinante aprende primeiro a ensinar mas aprende a ensinar ao ensinar algo que é reaprendido por estar sendo ensinado...”

Paulo Freire